sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Novidades no cardápio das festas!

Ola meninas,
Que tal nas festas em casa usar um pouquinho mais de criatividade sem esquecer do sabor e bom gosto?
Veja as dicas do que servir.
Reuni algumas opções leves e saborosas que faram parte do cardápio inicial aqui de casa nas festas de final de ano que se aproximam.
Almoço em família, reunião de amigos, aniversário (seu, de casamento, dos filhos). Sempre há um bom motivo para receber pessoas em nossa casa – e esses eventos trazem vida à rotina.Vale investir um pouquinho de tempo em comidas criativas, nos ingredientes e apresentação.
O chamado finger food é a alternativa ideal. A proposta é oferecer aos convidados pequenas porções, para comer com as mãos. Este tipo de serviço está na moda, é sofisticado, e, se bem planejado, dispensa o uso de uma grande quantidade de louça (nada como diminuir o volume para lavar). Além de tudo, finger food é interessante para ocasiões nas quais o número de pessoas é maior que o espaço da mesa de jantar.
Não se preocupe, o preparo não precisa ser complicado nem muito caro. Selecionei algumas sugestões, possíveis de serem adaptadas.
Para servir em bandejas.

-Pêra com queijo gorgonzola e mel
Monte canapés com a fatia da fruta, um pouco de mel e pedaço do queijo por cima.

-Mozzarela de búfala com tomate, tomate seco e azeitona portuguesa
Prefira as bolinhas pequenas do queijo. Corte-as no meio e recheie com um pedaço pequeno de cada um dos ingredientes. Monte uma travessa variada, polvilhe orégano ou coloque folhas de manjericão. Finalize com um fio de azeite por cima.

-Enroladinho de abobrinha com ricota e nozes
Corte a abobrinha em tiras finas no sentido do comprimento. Grelhe rapidamente no azeite com um pouco de sal. Misture a ricota com cream cheese ou requeijão e acrescente nozes picadas. Coloque uma colher de sobremesa em cada fatia de abobrinha e enrole. Prenda como palito. Variações possíveis: Utilizar queijo de cabra e pimenta rosa.

-Cubos de carne ou frango com molhos variados
Tempere com sal e pimenta do reino e frite em azeite até a carne cozinhar. Monte em palitinhos e sirva em torno de potes com molhos de mostarda, maionese e agridoce (pode ser barbecue). É possível colocar uma fruta grelhada, também em cubos, como guarnição – indico o abacaxi.

-Bruschettas
Corte fatias de pão italiano ao meio. Acrescente uma porção da mistura de tomates maduros em cubinhos e alho bem picado (um dente para cada dois tomates). Regue com azeite e coloque sal a gosto. Se preferir quente, deixe tostar brevemente no forno e sirva com folhas de manjericão fresco em cima. É possível gratinar com mozzarela ou adicionar beringela refogada.

-Shimeji
Refogue os cogumelos com manteiga, cebola em tiras, shoyu e um pouco de saquê e sirva com cebolinha picada por cima.

-Salada de macarrão
Prática, rende bastante e pode ser preparada com antecedência. Cozinhe o macarrão (parafuso ou penne) até ficar "al dente". Misture com maionese (3 colheres de sopa para cada pacote), champignon, peito de frango em cubos, azeitonas verdes e palmito fatiados.

-Ceviche
Fatie filés de pescada branca ou tainha e deixe marinando por duas horas em suco de limão com cebola picada (pode ser roxa), sal, um pouco de shoyu e pimenta dedo de moça fatiada. Sirva com um pedaço de batata doce cozida em cada porção.

-Gaspacho
Bata no liquidificador 8 tomates sem pele e sem sementes, um pimentão vermelho sem pele, um dente de alho, ½ cebola, uma beterraba já cozida, suco de meio limão e duas xícaras de pão amolecido em água. Adicione sal e pimenta a gosto e cerca de 1 xícara de água gelada – ou até obter consistência cremosa. Deixe na geladeira por seis horas e sirva com pedras de gelo e pepino em tirinhas.

-Espetinho de camarões com pimenta biquinho.
De uma leve fervura nos camarões. Refogue levemente com alho e azeite e espete em palitinhos de dente com um camarão, um pedacinho de banana da terra e uma pimenta biquinho.

-Mini tapioquinhas de carne seca.
Faça a tapioca normalmente e a parte refogue a crne seca com temperos. Enrole pequenos rolinhos recheados de carne seca e sirva.

2 comentários:

Lola disse...

Que maldade Lu! Quase 19 horas, meu estômago COLADO nas costas de fome, e tu vem com esse post MARAVILHOSO, com comidinhas gostosas e super saudáveis? Vou chorar! hahahaha
Bjs

Elis (Coisas de Lily) disse...

Aianda bem que eu já almocei... rsrs.
Vou anotar tudinho.
bjs!