terça-feira, 16 de novembro de 2010

Guirlanda de Natal

Coroa do Advento ou Guirlanda

Guirlanda, grinaldas, festões e arranjos com folhagens nasceram com a superstição de que heras, pinheiro, azevinho e outras plantas ofereciam proteção, no inverno, contra bruxas e demônios. Seus ramos eram usados para afugentar a má-sorte. Representa a mandala, um diagrama em círculo lembrando que a nossa vida é um ciclo de nascimento e morte. Simbolizando a vida eterna e a paz, a guirlanda está presente na decoração natalina atual. Diz antiga lenda que se as pessoas passarem sob ela atrairão sorte para si. Ela é sinal de esperança e vida; sua fita vermelha representa o amor de Deus que nos envolve, e as velas acesas, a fé e a alegria.

Fios de prata

Conta uma lenda que, num determinado tempo e lugar, quando a Árvore de Natal ficou pronta, foi admirada pela família e os animais da casa. As aranhas que habitavam o celeiro também quiseram vê-la, mas foram impedidas. Durante a noite, quando todos dormiam, elas entraram por baixo da porta e não só viram a árvore, como subiram pelos seus ramos. Ao amanhecer, o Menino Jesus veio abençoar a árvore, e para sua surpresa viu que ela estava coberta de teias de aranha. Jesus, com seus dedos milagrosos, tocou nos fios da teia e eles ficaram prateados. Por isso, hoje é costume ornamentar a árvore com fios prateados.

Pensando nisso resolvemos fazer nossa guirlanda com pinhas e muitos enfeites prateados.
Vejam como ficou!

4 comentários:

Anita disse...

Ficou linda...esse ano também vou pelo prata. bjs

Giuliana: disse...

Lu,

Que guirlanda linda!

Beijos.

Lola disse...

Que linda Lu! E o prata ficou ótimo como tema natalino né? Adorei!

E muito obrigada pelo seu comentário no meu post...me emocionei com o mesmo!


Bjs

Ana Paula Santiago (inventandocasa.blogspot.com) disse...

Oi Lu,
não conhecia a história do uso das guirlandas. Que ótimo é aprender a cada visita. amo muito tudo isso. vim te agradecer o coment e seguir. bjs
ANA PAULA SANTIAGO
INVENTANDO CASA